quarta-feira, 14 de novembro de 2007

A nossa Ria

A Ria de Aveiro é o resultado do recuo do mar, com a formação de cordões litorais, que a partir do séc. XVI, formaram uma laguna que constitui um dos mais importantes e belos acidentes hidrográficos da costa portuguesa.

Abarca 11000ha, dos quais 6000 estão permanentemente alagados, sendo composta por quatro grandes canais, ramificados em esteiros, que circundam um sem número de ilhas e ilhotas. Nela desaguam o Vouga, o Antuã e o Boco, tendo como única comunicação com mar um canal que corta o cordão litoral entre a Barra e s. Jacinto; é por esta passagem que acendem ao Porto de Aveiro embarcações de grande calado. Rica em peixes e aves aquáticas, possui grandes planos de água, locais de eleição para a prática de desportos náuticos.

Muito especialmente no Norte da Ria, os barcos moliceiros, ostentando coloridos e ingénuos painéis decorativos, continuam a apanhar moliço, fertilizante de eleição, hoje ecologicamente revalorizado, que transforma solos estéreis de areia em ubérrimos terrenos agrícolas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olha pode ter certeza que esse é o blogger, pois além de hipnotizar as pessoas com a sua beleza de blogger, ensina geografia. cara todo mundo precisa ter um tempo para acessar, pois é muito legal.

Dinho Santos
Bahia - Brasil


Visitas a este Blog