quarta-feira, 12 de março de 2008

Comemorações da abertura da Barra de Aveiro



Foi há 200 anos que o Eng. Luís Gomes e Carvalho escreveu ao Rei de Portugal, que se encontrava no Brasil, comunicando que tinha conseguido manter aberta a Barra de Aveiro e, a 3 de Abril, a Administração do Porto comemora o bicentenário da obra, com uma conferência internacional, a 30 de Maio, e um programa com vários eventos, ao longo do ano, enquanto prepara o avanço do Molhe Norte em mais 200 metros, e avança com obras de desenvolvimento, como a linha ferroviária de ligação à linha do Norte.


O programa de comemorações do bicentário, que já se iniciou em 2007, foi o tema de uma conferência de imprensa esta terça-feira para anunciar os próximos eventos.



A construção da ferrovia de ligação entre a linha do Norte e o Porto de Aveiro encontra-se «dentro da calendarização», segundo o presidente do Conselho de Administração da Administração do Porto de Aveiro (APA), José Luís Cacho, e esta constitui uma obra que permitirá avançar para a exploração da movimentação de contentores, cuja concessão será em 2010. Segundo José Luís Cacho, «há contactos internacionais» para o desenvolvimento do negócio dos contentores e plataforma logística.


O prolongamento do Molhe Sul em mais 200 metros é outra frente da APA, o que permitirá abrir o porto a navios com mais comprimento e calado». Está previsto que seja possível a entrada de navios com 200 metros mas de uma forma faseada até àquele comprimento. O porto prevê realizar operações de dragagem da barra até à cota -12,5, o que possibilitará a abertura dos mercados asiático, EUA, África do Sul, havendo já «alguns movimentos com a Índia», segundo o presidente da APA.


Quanto à obra do Molhe Norte, custará entre os 20 e os 30 milhões de euros, e será desenvolvida durante dois anos, a partir do final de 2008 e princípios de 2009. Nesta altura, depois de elaborado o estudo prévio, decorre o concurso para a elaboração do projecto de execução e, posteriormente, será lançada a obra a concurso.


Conferência internacional

A apresentação do projecto do prolongamento do Molhe Norte é um de três a apresentar durante uma conferência internacional, a 30 de Maio, além dos portos do Dubai e de Sevilha, duas «importantes obras», segundo José Luís Cacho.

A conferência “Obras Marítimas e Portuárias”, realiza-se a 30 de Maio, no Auditório do Parque de Exposições de Aveiro.


Histórico

O Porto de Aveiro registou uma quebra na movimento de cargas, de 2 por cento, na carga geral durante 2007 que José Luís Cacho justificou com a globalização, mas está convicto que em 2008, será retomado o crescimento que espera atingir os 10 por cento, o que seria uma valor «histórico».


Para aumentar a movimentação, a aposta é nos novos projectos da movimentação agro-alimentar e aumento das cargas líquidas. Quanto aos resultados financeiros de 2007 «excederam as expectativas iniciais, à custa da margem, com um volume de negócios de 12 milhões de euros, entrando em estabilização». A consolidação está prevista «dentro de dois a três anos», disse.


José Luís Cacho destacou o facto da APA conseguir deixar de obter rendimentos à custa da venda de inertes, «hoje é quase insignificante» e passar obter receitas por via da exploração do negócio para que está vocacionado».


Fonte: www.oln.pt, 11 de Março de 2008.

3 comentários:

Hugo Filipe Nunes disse...

Sempre atenta à imprensa (Onlnine news)... És um espanto.. e este fantástico blog também..

É incontável o que se já aprendeu neste teu espaço Sónia. Carry on!


Beijo

Felipe Nunes

Hugo Filipe Nunes disse...

Dizia eu no BlogMar:

Depois de dar um vista de olhos, mais ou menos demorada, em todos os weblogs a concurso resta-me concluir que este blog "Gaivota da Ravessa" da Sónia Neves é o meu favorito. Para além da grande aveirense que sei que se vê na Sónia Neves, este blog leva-nos a uma viajem magnifica sobre Aveiro, sobre o Mar, a Barra, o Farol não deixando escapar tudo o que enaltece a "cidade dos canais".

À Sónia Neves, os meus parabéns e um beijo.
Ao Porto de Aveiro, à Comissão das Comemorações do Bicentenário da abertura da Barra de Aveiro e ao "Diário de Aveiro", os meus parabéns pela iniciativa.

Anónimo disse...

Foi com muito prazer que recebi a indicação do seu blogue.

Já o visitei e achei-o de muito valor e muito bem estruturado.
Tambem o registei nos meus "favoritos".

Aproveito para a informar, que uma vez por outra, publico umas fotos no meu modesto blogue (http://alcateia.fotosblogue.com)

Os meus cumprimentos
A.Lobo


Visitas a este Blog