segunda-feira, 3 de março de 2008

João Afonso de Aveiro, um homem do Mar - actualidade

Foto retirada de http://www.aveirana.doc.ua.pt/


A Conferência do Ciclo "Aveirenses Ilustres" terá lugar hoje, dia 3 de Março, das 18.30 às 19.30 horas, no Museu da Cidade (Rua João Mendonça, 9-11). João Afonso de Aveiro será o homenageado numa sessão que contará com a intervenção de Alexandra Pelúcia da Universidade Nova de Lisboa.




João Afonso de Aveiro:
Nasceu e faleceu em data e lugar incerto. Diversas são as opiniões sobre este insigne: para alguns autores trata-se de um heróico marinheiro aveirense, que enobreceu Aveiro e nada teve a ver com a conspiração ao rei, D. João II; para outros, de um poeta palaciano, de renome; e para outros ainda, de um ilustre navegador e simultaneamente afamado poeta do século XV.

Enquanto piloto, este ilustre participou na expedição à costa da Mina, em 1481 e na descoberta do Rio Zaire e Reino do Congo com Diogo Cão, em 1484. A este navegador se associa também a vinda da primeira pimenta proveniente da Guiné, para Lisboa, assim como a descoberta do Benim, em 1486, também designado por Terras de João Afonso ou Terras de Afonso de Aveiro, onde este egrégio estabeleceu uma feitoria. Mas a verdadeira glória do navegador adviria das informações que este trouxe a D. João II, quer das terras descobertas, quer de um rei chamado Ogané, que para o monarca se tratava de Preste João das Índias.

Enquanto escritor, João Afonso fôra um poeta palaciano, criado de D. Diogo, Duque de Beja e irmão de el-Rei D. Manuel, que deixou manuscrito um livro de poesias, que se encontra guardado na livraria do Convento de S. Domingos, em Lisboa. Quanto ao seu nome, este figura no catálogo dos poetas portugueses do século XV e no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende.
João Afonso de Aveiro deu o seu nome a uma das escolas preparatórias do concelho e dispõe de estátua no largo do Rossio, erguida em 1959, pelo Ministério das Obras Públicas, aquando da Comemoração das Festas do Milenário de Aveiro.

4 comentários:

Hugo Filipe Nunes disse...

Olá Amiga,

Desculpa o meu período de ausência deste teu fantástico blog!!

É bom aprofundar a nossa cultura sobre gentes de Aveiro (ainda que nascidos e falecidos em parte incerta), e é ainda melhor fazê-lo nestas tuas palavras que dão a Aveiro, ao mar, à Ria, beleza tal que nem Veneza no seu esplendor de águas supera.



Um beijo.

Auf Wiedersehen,

f n

Sónia Neves disse...

Caro amigo Hugo:

Fico muito contente por voltares a este meu espaço que também considero vosso!

Obrigada pelas tuas palavras bonitas que me enchem de vontade para continuar neste desafio!

Bjinho!

mary disse...

ola sou nova no blog
ajudaste-me bue num trabalho de joao afonso de aveiro para historia
obrigadão :)

touaki disse...

Lamento, mas toda a informação postada sobre João Afonso de Aveiro está errada. É pura efabulação e repetição do que Rangel de Quadros disse há mais de cem anos. Há informações uma mais recentes e outras nem tanto que colocam as coisas no devido lugar. Para começar o referido João Afonso de Aveiro nunca foi de Aveiro....


Visitas a este Blog