quarta-feira, 5 de março de 2008

Realce para o Porto de Aveiro - actualidade

Evento irá «potenciar» Porto de Aveiro
II Encontro Empresarial Luso-Espanhol de Logística

Uma vez mais, o Porto de Aveiro irá estar entre os três promotores do II Encontro Empresarial Luso-Espanhol de Logística. José Luís Cacho (Administração do Porto de Aveiro), Ricardo Fonseca (Administração dos Portos do Douro e Leixões) e Pablo Hoya (Zaldesa - Plataforma Logística de Salamanca) estiveram reunidos, na semana passada, para agendar, oficialmente, a realização deste evento, que este ano se realiza em Leixões.

Porto de Aveiro, Porto de Leixões e Zaldeza vão novamente reunir-se, no sentido de reforçar a cooperação entre as três entidades. Em conferência de imprensa realizada, na semana passada, no Porto de Leixões, foi anunciado o II Encontro Empresarial Luso-Espanhol de Logística, que terá lugar naquele porto nortenho, nos dias 10 e 11 de Abril.

Esta é a segunda vez que as três entidades de logística se unem na organização deste evento – o primeiro encontro aconteceu há cerca de um ano em Salamanca, onde estiveram presentes mais de 200 empresas e autoridades dos dois países, que debateram a cooperação transfronteiriça entre as regiões envolventes dos referidos portos.

No encontro agendado para Abril, pretende-se aprofundar as relações já estabelecidas entre os três promotores, bem como potenciar a actividade logística, como factor de crescimento e desenvolvimento do Norte e Centro de Portugal e da região de Castela e Leão.

Segundo José Luís Cacho, presidente da Administração do Porto de Aveiro (APA), este evento será aproveitado «para apresentar aos empresários de Castela e Leão os novos projectos que estão previstos no Porto de Aveiro». O responsável refere-se ao projecto agro-alimentar da Socarpor, que brevemente vai entrar em exploração, bem como o projecto ferroviário. Para a apresentação deste último, foram convidados dois operadores ferroviários – a CP e a Takargo (uma nova empresa que vai operar na ferrovia em Portugal) – que irão mostrar aos empresários de Castela e Leão as oportunidades e serviços de que poderão beneficiar com a ligação ferroviária ao Porto de Aveiro, que de acordo com Cacho deverá estar concluída no próximo ano. Por outro lado, o administrador da Socarpor irá apresentar o projecto agro-alimentar da empresa no Porto de Aveiro, que irá promover a expansão daquele negócio até à vizinha Espanha. «Procuramos promover os novos projectos e mostrar o potencial que o Porto de Aveiro pode ter para os empresários de Castela e Leão», sublinha José Luís Cacho.

Interesse espanhol

O responsável revela que as empresas espanholas têm demonstrado interesse em investir no Porto de Aveiro e, inclusivamente, já existem «algumas parcerias, nomeadamente com a Red Cylog», que já se manifestou interessada em entrar no capital da plataforma logística do Porto de Aveiro. Tal como refere José Luís Cacho, este encontro proporcionará a troca de informação entre empresários, que terão, também, a oportunidade de conhecer as oportunidades que existem. «Esperamos que a seguir se concretize um conjunto de negócios interessantes entre os empresários de Castela e Leão e os empresários portugueses», ambiciona o presidente da APA.

De acordo com as entidades promotoras do evento, «a cooperação na área da logística entre Portugal e Espanha constitui um domínio estratégico para a afirmação da competitividade internacional da economia dos dois países, no contexto de um mundo globalizado. Esta cooperação responde a uma necessidade resultante do reforço do relacionamento bilateral dos últimos anos e do aprofundamento da integração europeia.

Para além de já estar definido o programa temático do evento, a organização já revelou o nome dos oradores participantes, bem como os objectivos do encontro: melhorar as inter relações das plataformas de ambos os países, o que permitirá reduzir os custos para as empresas, melhorar a sua competitividade e acelerar o seu crescimento; fomentar as relações empresariais entre ambas a regiões; concretizar projectos conjuntos para responder às exigências actuais da presença num mercado global; dar a conhecer aos agentes económicos novas infra-estruturas logísticas previstas. O evento luso-espanhol terá lugar no Auditório Infante D. Henrique. Tal como confirmou o presidente da APA, estes encontros são tripartidos – entre os empresários da Red Cylog, através da Zaldesa, que é a plataforma logística de Salamanca; entre o Porto de Leixões e o Porto de Aveiro. Este ano o encontro é em Leixões, no próximo o Porto de Aveiro será o anfitrião.

In: http://www.emaveiro.com, 5 de Março de 2008.

Sem comentários:


Visitas a este Blog