quinta-feira, 13 de março de 2008

Se eu fosse um Barco de Aveiro

Na sexta e sábado passados realizou-se mais um Festilha, Festival de Tunas de Ílhavo. Como sempre o concelho que tem "o mar por tradição" acolheu um conjunto de tunas de grande categoria tendo enfeitiçado o exigente público presente nos dois dias de festival.

Neste pequeno filme mostra-nos uma canção de Aveiro entoada pelos caloiros da Tuna Universitária de Aveiro. Assim que o vi fez-me pensar que também numa tuna há a transmissão da afeição por esta terra à beira-mar. É com todo o orgulho e respeito, quase mesmo responsabilidade, que estes caloiros entoam a música "Se eu fosse um barco de Aveiro". É desta forma que se propaga o legado aveirense e que se faz com que estes jovens cantem a cidade dos canais, que para sempre será recordada como a cidade que os acolheu.

4 comentários:

Hugo Filipe Nunes disse...

Conhecia já esta música da boca do povo, da TUA, e conhecia a versão (também da TUA) do VII ou VII FITUA. Esta versão está linda!



Ninguém vem a Aveiro, por muito de visita que seja, sem de cá levar um pedacinho. Aquele pedacinho que os faz voltar.


Hoje, conheço muita gente que vem estudar para Aveiro e mais tarde volta. Vem matar saudades da nossa Veneza. E se forem Tunos então... é com músicas desta profundidade que Honramos (e sim, escrevo Honramos com maiúscula) a nossa bela cidade.


Com esta música e com um blog como o teu Sónia.



Um beijo,

f n

Teresa Calcao disse...

Obrigada pela partilha!!!!!
Beijinho

Anónimo disse...

Olá Sónia… Não sabia que também tinhas sido mordida pelo bichinho, no teu caso foi mesmo uma ‘gaivota’, da fotografia. Tens aqui excelentes fotos, que captam a serenidade, a conjugação da paisagem de fundo com objectos/Fauna característicos da nossa Ria de Aveiro.

Estou a ver que este Farol da Barra, esta Ria que temos, e claro, as suas gaivotas, inspiram a todos os que procuram a harmonia e a beleza nestas brisas com suave cheiro a maresia... sentimentos que talvez as gaivotas já tenham descoberto a muito tempo e teimam em permanecer por cá!

Preserva esse dedinho mágico que clica no botão do obturador ;-) e essencialmente a visão de gaivota sobre todas as coisas

Continua a voar, sem ter medo de cair…

Abreijos
Luiz

Paulo M. disse...

Olá!
Só para informar que a música e letra do "Se eu fosse um barco de Aveiro" têm autoria: eu, paulo moreira, estudante na Univ Aveiro nos idos anos de 88-92.
Obrigado por continuarem a usá-la e amá-la.
Bjs e abraços
paulo moreira


Visitas a este Blog