quarta-feira, 16 de abril de 2008

Hoje é Dia Mundial da Voz!

O Dia Mundial da Voz tem como objectivo a sensibilização para a importância da voz, suas alterações e os cuidados a ter, para manter uma voz saudável.


O que é a Voz? Desde sempre, que o homem sente necessidade de comunicar, sendo a voz um dos veículos de transmissão da mensagem, de forma a expormos as nossas ideias com clareza e eficácia. Também constitui um instrumento, relevante na socialização (como factor de estabelecimento das relações), estimulando reacções de interesse, de alegria, permitindo desenvolver afectividade. Pode-se considerar a voz, como o resultado da expressão corporal, dependente do bem estar físico e psíquico do indivíduo.


A voz deve possuir um conjunto de características (intensidade, altura, duração e ritmo), permitindo um uso adequado e sua percepção agradável aos outros. Quando estas características, se alteram, instala-se um desvio, ou seja, deixa de ser aceite como “normal” se não estiver adequada ao sexo, à idade ou ao contexto sócio-cultural.


E a voz também tem a ver com o mar, a pesca, as actividades marítimas... Melhor dizendo em qualquer impulso de comunicação surge em primeiro lugar a voz. Mas, no âmbito deste blog a voz pode ser lembrada pelas falas, gritos, conversas e ordens dos homens do Mar... Podemos imaginar as suas pequenas conversas enquanto esperam pelo peixe, em pequenos gritos quando recolhem as redes, entre risos depois de uma boa pescaria, ou entre choro quando do Mar surge alguma desgraça...
Em terra firme, as mulheres dos pescadores, invadiam a cidade com pregões de vários estilos, fazendo soar a voz bem alto aos quatro ventos para que pudessem ser ouvidas e vender "o seu peixe". Hoje em dia já não se ouvem estes pregões, já não ouvimos as vozes destas mulheres que o tempo calou. Actualmente em Aveiro apenas resiste ainda uma senhora que, com os seus 80 anos, percorre algumas ruas da freguesia da Vera-Cruz vendendo ainda o peixe de porta em porta. Como sempre disse em toda a vida, cada vez que coloca a sua canastra à cabeça grita peixeeeeeeira, lembrando a uns e dando a conhecer a outros que vai a passar a "Ti Joaquina", como por todos é conhecida carinhosamente.


Noutros tempos ainda se ouviam outros pregões:
"Querem comprar ovos moles ou mexilhão? Água Fresca?"

"Querem comprar camarinhas? Camarinhas?"


"Olha a bela sardinha... Vivinha da Costa!"




O primeiro pregão era típico do largo da Estação de Aveiro, onde estavam as vendedeiras de ovos moles que, ao mesmo tempo vendiam mexilhão e dávam água fresca a quem chegava cansado da viagem...


O segundo pregão mais típico da zona central da cidade onde, por altura do Verão, se concentravam as mulheres vindas de São Jacinto e de Mira, vender as camarinhas. Um fruto branquinho, que cresce nas matas perto do mar, era vendido à medida e ainda é hoje muito apreciado, mas pouco conhecido.

O último pregão é talvez o mais conhecido, chegando mesmo aos dias de hoje e pode ser ouvido várias vezes no mercado do peixe em Aveiro ou ainda no Mercado da Costa Nova.

Aqui fica um pequeno exemplo de como a vozes das gentes do Mar se fazem ouvir...

2 comentários:

Geoca disse...

Ao ler este post, a minha mente recuou bem lá atrás para recordar aquela senhora que empurrava o carrinho de mão cheio de peixinho fresco. Lá passava nas 5 bicas a pregar o seu peixe. O tempo passa!

Sónia Neves disse...

Caro geoca:

Obrigada, mais uma vez, pela sua visita e comentário!
É muito bom para mim saber que, através da Gaivota da Revessa, consigo com que essas boas memórias regressem...

Cumprimentos,
Sónia


Visitas a este Blog