domingo, 18 de maio de 2008

Museus...

Hoje, dia 18 de Maio é Dia Internacional dos Museus. Mas, para nós, comuns mortais, o que é um Museu?

Um sítio bolorento onde não apetece entrar, aquele espaço sombrio que até arrepia ou um local de descoberta, fascínio e forte presença cultural?

Um dia alguém disse que um museu era um retrato vivo da nossa história e da nossa cultura. No entanto, para que possamos sentir isso é necessário que os Museus abram as suas portas e saibam cativar o público demonstrando que não são locais antiquados e que têm muito para ensinar e nos fazer sonhar...

Museu Marítimo de Ílhavo (http://www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt/ )

Museu de Aveiro (painel de azulejo patente na Estação de Aveiro - foto de Sónia Neves)

Eco-Museu da Marinha da Troncalhada (http://www.rotadaluz.pt )

Museu da Cidade de Aveiro (www.moliceiro.com)

Poderia aqui colocar outros museus ligados às origens da cidade/região de Aveiro mas, estes são aqueles mais conhecidos. O primeiro com grande mostra de da vida piscatória, apetrechos marítimos e vida marinha.

O Museu de Aveiro mais ligado à padroeira de Aveiro não deixa de ser ligado à beira-ria e à fé das gentes aveirenses. O Eco-Museu da Troncalhada é o exemplo vivo do início da actividade de extracção do sal. A cidade de Aveiro nasceu a partir das marinhas de sal...

Por último e o mais recente é o Museu da Cidade de Aveiro que, embora não tenha nenhuma exposição permanente empresta o seu espaço a várias exposições ligadas ao mar, ria e localiza-se "com o pé nas águas da ria".

O que seria das gerações vindouras sem estes espaços que nos mostram as nossas origens de povo nascido à beira-mar?

Sem comentários:


Visitas a este Blog