quarta-feira, 11 de junho de 2008

Os Lusíadas

"Os Lusíadas é uma obra poética escrita por Luís Vaz de Camões, considerada a epopeia portuguesa por excelência. Provavelmente concluída em 1556, foi publicada pela primeira vez em 1572 no período literário do classicismo, três anos após o regresso do autor do Oriente.

A obra é composta de dez cantos, 1102 estrofes que são oitavas decassílabas, sujeitas ao esquema rímico fixo AB AB AB CC – oitava rima camoniana. A acção central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português."
http://pt.wikipedia.org

E porque ontem também foi dia de Camões, ilustre poeta português, resolvi hoje dar-lhe o realce que merece, reconhecer o seu grandioso valor e partilhar este vídeo que encontrei e nos mostra o melhor da magnífica e mais conhecida obra camoniana, os Lusíadas. Esta obra que todos conhecemos, ou já ouvimos falar, e faz a devida homenagem aos homens que "deram novos mundos ao mundo."

2 comentários:

Anónimo disse...

Cara Sónia:

Não poderia ter escolhido melhor obra a postar neste seu blog tão marítimo, embora existam grandes obras também deste âmbito.
Gostei bastante de se ter lembrado que Luís Vaz de Camões, foi o português o que fez do seu povo os grandes heróis de todo o mundo!

Penso que deve continuar e intertextualizar este seu blog!
Cada vez mais sinto necessidade em visitar esta sua gaivota, já agora aproveito pra desejar boa sorte pra o conurso, uma vez que este est´prestar a acabra e que todo o seu trabalho e esforço neste seu blog, seja recompensado!!

Sónia Neves disse...

Caro Gustavo:

Sim, é verdade, Camões enalteceu o povo português fazendo-lhe elogios que janmais serão esquecidos pela sua bravura e valentia.

Obrigada pelos elogios que tece a esta simples gaivota e, como promessa, aqui lhe digo que terei muito prazer em continuar este blog que tanto prazer me tem dado a construir e partilhar com todos os que o lêem, bem como a dar a conhecer e valorizar as minhas origens.

Cumprimentos,
Sónia


Visitas a este Blog