terça-feira, 2 de outubro de 2007

A Barra de Aveiro

Em determinados momentos do meu quotidiano a força do mar faz-se notar...

Num desses momentos a inspiração abarcou-se de mim e nasceu um poema simples... Aqui fica em homenagem à ''nossa'' Barra de Aveiro!


Oh quão longínqua bravura,
Foi aplicada para te trabalhar,
Há 200 anos foi tua abertura,
Os paredões abertos de par em par
Saem os barcos à aventura,
E as traineiras eu vejo a entrar.
Só tu Barra de Aveiro
Acolhes bem o Mundo inteiro!


Gosto de ti, sou tua amante,
Dás de comer a muita gente,
Com o teu lindo farol gigante
Que ilumina e diz-se presente,
Não há algo semelhante,
Ou parecido na minha mente.
As praias da Barra e S. Jacinto
Viver nelas feliz eu me sinto!


São gaivotas no ar, o Vouga está a sair
Em ti há vida, há navegação,
Como é lindo ver-te sorrir,
Há alegria, há satisfação.
Acalma-te Neptuno e deixa ouvir
As águas em seu turbilhão,
E faz da vida desta cidade
Um calmo paraíso de verdade…

(Poema inédito. Créditos: Gaivota da Revessa)

4 comentários:

Anónimo disse...

Na minha opini�o, estamos perante uma aveirense camoneana, com o perfil da boa literatura recordando um grande, o maior poeta portugu�s de todos tempos.Parab�ns pelo orgulho que sentes da Barra de Aveiro. Vai em frente gaivota da revessa, voa o mais alto que puderes e quando o mar n�o estiver de feic�o vem para terra encontrar um lugar abrigado com um pouco de maresia para n�o estranhares esse belo cheiro mar�timo.Belo poema!

Anónimo disse...

Quanta inspiração... Podes continuar que ficou um belo poema!

Parabens! Continua!
Estou a gostar deste teu projecto!

VR

Martinha disse...

Fiquei sem palavras...
Está um texto fantástico! :D
Está um pouco à maneira de Camões, a retratar um assunto que diz respeito à nossa actualidade. 5 estrelas! :)
Um beijinho *

Anónimo disse...

Que grande e a tua imaginacao.
Vai em frente de cabeça erguida,
Com esta tua imaginação,
A Barra jamais sera esquecida.

Esta aqui um excelente trabalho em que a autora conseguiu reconciliar os diversoa temas que ladaiam a Barra de Aveiro, desde as diversas praias que beijam a barra - S. Jacinto e a Barra,- ao desaguar do rio Vouga, não esquecendo o Farol. Parabens por este pequeno hino que escreveste a Barra de Aveiro.


Visitas a este Blog