sábado, 15 de dezembro de 2007

O sal nasce...

na SALINA! Mas o que é uma salina?

É um conjunto de reservatórios estabelecidos nas margens dos estuários em antigas zonas de sapal e que permitem a extracção do sal da água da ria. Embora sejam construções feitas pelo Homem ao longo dos séculos, proporcionam excelentes condições de refúgio, alimentação e nidificação a uma grande variedade de aves, em especial às aves limícolas.

Representação de uma Salina em miniatura



As salinas são espaços organizados de modo a encaminhar a água salgada para as superfícies destinadas à evaporação. À medida que a água passa de um reservatório para o seguinte, a concentração de sal vai aumentando. Tendo isto em conta, coloca-se por ordem de salinidade crescente os seguintes reservatórios: PEJO, SUPERFÍCIE DE EVAPORAÇÃO E CRISTALIZADORES.


Normalmente as salinas trabalham de Março a Dezembro, respectivamente o início da actividade da marinha (preparação, arranjo e limpeza) até ao transporte do sal e alagamente da salina. Ver imagens ilustrativas a seguir.




1 comentário:

Anónimo disse...

Bem...o que é uma salina?!Para mim, e até ler esta tua explicação, era apenas o "sítio" de onde se extraía o sal...mas pelos vistos é um pouquinho mais complexo do que isso ;)
Muito pertinente, sim senhora, para esclarecer os restantes leigos na matéria, como era eu até hoje! :)
Muah * * *


Visitas a este Blog