quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Duas formas...

Depois desta primeira e sintética abordagem que tenho vindo a fazer relativamente aos temas realço o tema da Ria de Aveiro, primando pela actualidade dos acontecimentos fotografados.












Fotos da procissão da Sra. dos Navegantes no passado dia 16 de Setembro.

O cais do Forte do Porto de Aveiro encheu-se de gente para ver passar a procissao marítima. Barcos que levavam os andores, barcos que acompanhavam por uma questão de fé ou simples embarcações que aproveitavam para se passear nas águas da ria. Uns engalanados, outros embandeirados lá foram até à ''entrada da Barra'' para regressarem depois ao Forte.

Numa tarde de sol este acontecimento veio relembrar a fé do povo do mar e enaltecer a beleza destas águas, animando a ria e dando um espectáculo de marolas, música e solenidade como é impossível de imaginar... Só mesmo assistindo!









Fotografias da corrida das bateiras na festa da N. Sra. das Febres, Aveiro, no passado dia 10 de Setembro.

A designada festa dos marnotos, como é assim conhecida em Aveiro, não deixou morrer a tradição! Homens e mulheres, casados e solteiros, treinaram e arregaçaram as mangas para mais uma corrida de bateiras no canal de São Roque.

Trata-se de, como o nome indica, uma corrida de bateiras. São retirados os motores para dar lugar aos ''remadores'' que pegando em pás das marinhas fazem deslizar as embarcações ao máximo de velocidade. Pelo cais colocam-se os aficcionados e antigos remadores que vão puxando pelas equipas, dando incentivos e orientações.

Outra forma de colocar a ria "ao serviço" do Homem, desta vez para o lazer... Não deixa de ter o seu encanto...

4 comentários:

Martinha disse...

Tenho que felicitar-te pelos posts, Sónia. Estão muito interessantes, e ilustrados com fotos muito bonitas.
Os meus parabéns!
Beijinhos *

Anónimo disse...

Sónia:

Muito interessante este post... Deste-me a conhecer dois acontecimentos diferentes mas muito dignos! Gostei!

Continua com este teu voo da gaivota!

Bjinho
VR

Hugo Filipe Nunes disse...

Sonia, é verdade.. tenho aprendido bastante com este maravilhoso blog. É teu..

Passa pelo meu também.. Hehe..

Um beijo,
f n

Anónimo disse...

fiquei aki a saber que em aveiro tb existe uma procissao maritima, mas de certeza q inda tem mt k andar pra chegar aos pés da procissao ao mar das festas da sr da agonia na cidade mais bonita do mundo (viana claro!!)..loool..bjinhs
ass. fabio


Visitas a este Blog