Ao todo, o porto de Aveiro irá beneficiar de cerca de 2,5 milhões de euros
Acessibilidades ao porto de Aveiro favorecidas com dotação orçamental
O Orçamento de Estado para 2008 vai atribuir 2,5 milhões de euros ao Porto de Aveiro que serão aplicadas na melhoria das acessibilidades portuárias.
Cerca de metade desse valor será investido na melhoria das acessibilidades marítimas, enquanto que o resto se destina às acessibilidades rodoviárias e ao projecto de ligação ferroviária sob responsabilidade da REFER.
O presidente do Conselho de Administração da Administração do Porto de Aveiro, José Luís Cacho, está satisfeito com os valores tornados públicos pela tutela. "Esse valor está dentro do previsto e do que estava mais ou menos estimado. Houve uma melhoria em relação ao ano anterior, há um reforço da verba atribuída pela Governo para os projectos das acessibilidades do porto de Aveiro e nós congratulamo-nos com isso porque mostra claramente um sinal positivo do Governo e uma aposta no porto de Aveiro".
Entrada de navios de maior porte
Em relação às acessibilidades marítimas, em 2008 vai ser concluído o projecto de execução da reformulação da obra da Barra e vai ser concretizado o projecto de dragagem da Barra de Aveiro para o afundamento para a cota de – 12,5. Está também previsto o reforço do corpo dunar a Sul da Barra de Aveiro.
"O objectivo estratégico é permitir a entrada de navios de maior porte. A globalização está aí à porta e o porto de Aveiro, para não perder competitividade, tem necessidade de começar a meter rapidamente navios de maior comprimento e calado. Hoje já temos alguns sinais de perdas de carga por esse motivo e temos de acelerar os nossos projectos de investimento nas acessibilidades marítimas", comenta José Luís Cacho.
Um dos sectores do projecto da ferrovia relaciona-se com os restabelecimentos rodoviários à própria ligação ferroviária.
Gestão por privados
Entretanto, o porto de Aveiro tem em curso diversas concessões. "Neste momento está aberto o concurso dos líquidos. Vamos ver se ainda conseguimos abrir este ano o concurso da concessão da carga geral, estamos a acelerar estas concessões", refere o administrador. "A entrada de privados é a política definida pelo Governo para os portos portugueses. Trata-se de entregar às empresas privadas toda a operação portuária. Os outros portos já o fizeram no passado e nós estamos a ultimar esse processo. O futuro passa pelos privados a operarem a movimentação das cargas nos terminais".
Ao mesmo tempo, José Luís Cacho adianta que está a ser posto em funcionamento o regulamento de exploração e que o porto de Aveiro se encontra a ultimar o processo do provedor do cliente da instituição.
Comentando as críticas de gestão lançadas recentemente pelo Tribunal de Contas, José Luís Cacho salienta que "a maior parte não se referiam" à sua gestão "mas à anterior". "São injustas, já manifestei o meu desconforto em relação às críticas apresentadas. Sentimos que são injustas e injustificadas porque temos de encarar os investimentos portuários a médio e longo prazo", considera.
in: www.oaveiro.pt
ed. 816, 25 de Outubro de 2007
Acessibilidades ao porto de Aveiro favorecidas com dotação orçamental
O Orçamento de Estado para 2008 vai atribuir 2,5 milhões de euros ao Porto de Aveiro que serão aplicadas na melhoria das acessibilidades portuárias.
Cerca de metade desse valor será investido na melhoria das acessibilidades marítimas, enquanto que o resto se destina às acessibilidades rodoviárias e ao projecto de ligação ferroviária sob responsabilidade da REFER.
O presidente do Conselho de Administração da Administração do Porto de Aveiro, José Luís Cacho, está satisfeito com os valores tornados públicos pela tutela. "Esse valor está dentro do previsto e do que estava mais ou menos estimado. Houve uma melhoria em relação ao ano anterior, há um reforço da verba atribuída pela Governo para os projectos das acessibilidades do porto de Aveiro e nós congratulamo-nos com isso porque mostra claramente um sinal positivo do Governo e uma aposta no porto de Aveiro".
Entrada de navios de maior porte
Em relação às acessibilidades marítimas, em 2008 vai ser concluído o projecto de execução da reformulação da obra da Barra e vai ser concretizado o projecto de dragagem da Barra de Aveiro para o afundamento para a cota de – 12,5. Está também previsto o reforço do corpo dunar a Sul da Barra de Aveiro.
"O objectivo estratégico é permitir a entrada de navios de maior porte. A globalização está aí à porta e o porto de Aveiro, para não perder competitividade, tem necessidade de começar a meter rapidamente navios de maior comprimento e calado. Hoje já temos alguns sinais de perdas de carga por esse motivo e temos de acelerar os nossos projectos de investimento nas acessibilidades marítimas", comenta José Luís Cacho.
Um dos sectores do projecto da ferrovia relaciona-se com os restabelecimentos rodoviários à própria ligação ferroviária.
Gestão por privados
Entretanto, o porto de Aveiro tem em curso diversas concessões. "Neste momento está aberto o concurso dos líquidos. Vamos ver se ainda conseguimos abrir este ano o concurso da concessão da carga geral, estamos a acelerar estas concessões", refere o administrador. "A entrada de privados é a política definida pelo Governo para os portos portugueses. Trata-se de entregar às empresas privadas toda a operação portuária. Os outros portos já o fizeram no passado e nós estamos a ultimar esse processo. O futuro passa pelos privados a operarem a movimentação das cargas nos terminais".
Ao mesmo tempo, José Luís Cacho adianta que está a ser posto em funcionamento o regulamento de exploração e que o porto de Aveiro se encontra a ultimar o processo do provedor do cliente da instituição.
Comentando as críticas de gestão lançadas recentemente pelo Tribunal de Contas, José Luís Cacho salienta que "a maior parte não se referiam" à sua gestão "mas à anterior". "São injustas, já manifestei o meu desconforto em relação às críticas apresentadas. Sentimos que são injustas e injustificadas porque temos de encarar os investimentos portuários a médio e longo prazo", considera.
in: www.oaveiro.pt
ed. 816, 25 de Outubro de 2007
1 comentário:
Ola Sónia,
Desculpa andar tão desaparecido. Sabes, tivemos oportunidade de falar sobre isso, que ando um sou desaparecido, ou distante, de tudo..
Em relação ao blog, actualizei a minha leitura agora.. Estive a ler o que tinha deixado em atraso. E do relação a este último post, é bom saber que o nosso porto está do evolução. =)
Um beijo grande,
f n
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