quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

o santo de hoje

Não poderia deixar passar o dia 10 de Janeiro sem falar no São Gonçalinho… Todos o conhecem assim em Aveiro.


"O beato s. Gonçalo era oriundo de Arriconha, freguesia de Tagilde, perto de Guimarães, onde nasceu no ano de 1190, numa nobre família minhota, de apelido Pereira.
Destinado à vida religiosa fez os seus votos de sacerdócio e tornou-se pároco de Tagilde.
Deixou a sua paróquia entregue a uma sobrinho, também padre, peregrinando pela Terra Santa, durante 30 anos. No regresso a Tagilde a paróquia foi-lhe negada pelo sobrinho.
S. Gonçalo, sem querer confusões, recolheu-se num monte de Amarante como eremita. Apenas vinha à vila para fazer as suas pregações, já que o povo apreciava muito o seu poder oratório. Acabou por falecer a 10 de Janeiro de 1259, seria beatificado em 1561 pelo Papa Pio IV, como resultado da devoção que d. João III teria pelo Santo."

De imediato pode não ser feita a ligação dos temas deste blog a este Santo… Mas ele sempre foi acarinhado pelo povo da beira-mar, e por isso a sua relação a Aveiro, ao mar e à ria. Aqui vos deixo uma pequena história curiosa acerca do São Gonçalinho que demonstra bem a ligação da gente do mar para com este exemplo de vida que foi o São Gonçalinho.

"O povo do bairro da beira-mar, durante o Verão, vivia a safra do sal, e de Inverno, na faina da pesca na ria. Num ano em que a pesca ia muito má, um pescador, que diariamente passava pela capela de S.Gonçalinho, naquele dia decidiu fazer uma promessa ao Santo. Se naquele dia tivesse uma boa pescaria, a primeira bateira de peixe que apanhasse seria para o Santo.
Seguiu para a faina e em pouco tempo tinha a bateira cheia. No entanto, disse para consigo que aquele peixe seria para ele e a próxima bateira que apanhasse entregaria ao Santo.
Terminava este pensamento e deu-se uma grande marola na ria, virou-se a bateira e perdeu-se todo o peixe. Naquele dia, não conseguiu pescar mais nada!"

Durante o próximo fim de semana realizam-se as festas em honra de São Gonçalinho no bairro da beira-mar sendo conhecidas por todo o país pela sua característica ímpar de “choverem” pães de açúcar, denominadas cavacas, do alto da capela.

3 comentários:

Migas (miguel araújo) disse...

Sónia
Em qualquer facto ou momento realtodo neste seu espaço, desde que relacinado com Aveiro, tem forçosamente de estar relacionado com o meu (e de muitos outros) S. Gonçalinho.
Falta só a referência à Dança dos Mancos.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Quem é Cagareu não pode deixar de venerar este Santo. Faz parte da nossa história e da nossa maneira muito especial de ver e sentir Aveiro. Já levei com muitas cavacas na cabeça e este ano certamente espero levar com mais algumas. Bem registado, Sónia. Tozé

Anónimo disse...

Olá Sónia!
Parabéns pelo seu Blog e pelos comentários que o mesmo suscita. Como simples curiosa é-me muito gratificante ler sobre a terra que me acolhe há imensos anos e que adoro. Mas não podia deixar de a felicitar por ser uma mulher de coragem, lutadora e empreendedora como prova este seu blog.
Força!
Helena Valente


Visitas a este Blog