sexta-feira, 4 de abril de 2008

A Banda da Armada

Ontem o terceiro acto das comemorações do bicentenário da abertura da Barra de Aveiro constava no concerto da Banda da Armada. As fotos foram lá tiradas mas, a fotografia ainda não transmite aquilo que só presenciando se vive... Eram cerca de 80 músicos em palco que enfeitiçaram o público presente, envolvendo-o com os sons harmoniosos, com peças cheias de energia, dos andantes aos stacatos, dos ritmados ao muito lento...


Ouviu-se música, respirou-se música que nos fez reportar para cenas principais de vários filmes do nosso imaginário, desde operas, operetas e até ao famoso Tintim... todos poderiam ter passado pelos neurónios da nossa memória embrenhados pela arte de bem combinar os sons, que é a música! Mas nas peças tocadas não foram esquecidos os motivos marinhos, o som da água, das conchas e até um "terra à vista" foi lançado do palco como que a relembrar aos presentes a razão de estarem ali!

Foi uma noite memorável, uma noite de cultura, uma noite de comemoração! Aqui vos deixo as fotos e o hino que foi cantado e tocado pela Banda da Armada encerrando assim o concerto.






Os marinheiros aventureiros
São sempre os primeiros
Na terra ou no mar.
Ao ver as belas
Pelas janelas,
Soltam logo as velas
Para as conquistar.

A navegar,
Sobre as ondas, desde Goa,
Nós viemos a pensar
Nas meninas de Lisboa.
Desembarcados,
Mesmo assim, os marinheiros
Vão ficar ancorados
A uns olhos traiçoeiros.

Salgadas pelo Mar
As nossas bocas vêm,
Vêm procurar o mel que os beijos têm,
Que é tão bom para as adoçar.
Largamos vela na ribeira de Pangim,
A pensar numa janela enfeitada de alecrim.
Entrando a barra,
Mal a nau chega a Belém,
O marujo deita amarra
À mulher que lhe convém.

Sem comentários:


Visitas a este Blog