quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Um símbolo, uma história...

Três triângulos. Uma parte de baixo de uma âncora. De facto, o logotipo do Porto de Aveiro passa-nos despercebido quase sempre. Mesmo que muitas vezes nos "apareça à frente" e nos "entre pelos olhos" não pensamos no que vemos.

Hoje, dei comigo a pensar porque razão escolheram este símbolo. Os triângulos porque lembram os montes de sal, de Aveiro, e de areia que se encontram no porto. Mas, também pode ter sido escolhido o triângulo por se associar ao equílibrio. Os homens da Terra deveriam virar-se para Deus, o triângulo mais que perfeito.


A âncora é o instrumento náutico que prende a embarcação e a faz ficar parada em determinada lugar, sem ser levada pela corrente.


A meu ver um porto é isto tudo. Pretende ser o equilíbrio para aqueles que lá trabalham e para os que chegam ser o porto de abrigo que acolhe e dá um tecto; pretende ser ainda a âncora que prende e sustenta, transmitindo segurança.


Este foi um devaneio meu. Uma especulação. Uma simples reflexão minha acerca do logotipo.
"Valeu a pena? Tudo vale a pena quando a alma não é pequena...", já dizia Fernando Pessoa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem, a mim parece-me uma reflexão acertada. Na minha humilde opinião, julgo que aquilo que disseste não deve estar muito longe do real significado do símbolo do porto de Aveiro. Estiveste bem! ;) Cabecinha pensadora...
Beijinhos kidos * * *
Nataly


Visitas a este Blog