sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Ria de Aveiro - Biologia II

Biótopos terrestres associados à laguna - Embora apresentem uma fauna característica, nomeadamente os biótopos florestais, parte dos seus habitantes utilizam também os biótopos lagunares típicos, durante a sua rotina diária.

Dunas Litorais
As dunas litorais suportam uma vegetação muito específica adaptada às condições agrestes da proximidade do mar, falta de água e pobreza dos solos. Apresentam importantes funções como barreira física de protecção das zonas interiores em relação aos ventos costeiros, são sistemas muito dinâmicos e, por isso, muito frágeis.

Dunas Arborizadas
As dunas arborizadas em particular a mata de São Jacinto apresentam uma diversificada comunidade de aves florestais, cujos grupos mais representativos são as aves de rapina diurnas e nocturnas e os passariformes.
Estas áreas, quando pouco perturbadas, podem tornar-se relevantes para diversas espécies aquáticas que utilizam as pequenas lagoas que existem no seu interior.

Bosque Ripícola e «Bocage»
O bosque ripícola e o «Bocage» são biótopos que apresentam uma elevada diversidade florística e entomológica. Esta elevada biodiversidade reflecte-se não só na avifauna, mas também nas comunidades de mamíferos que aqui apresentam um grande número de espécies. Entre os mamíferos, destacam-se os carnívoros (doninha, marta, fuinha, gineta e a lontra.)



Gaivotas nas Dunas



Flamingos na Ria

1 comentário:

Anónimo disse...

Sabe que antigamente a nossa região era coberta por sobreiros e azinheiras??? Com as descobertas (fazer as cavernas das naus e caravelas) e a grande necessidade de lenha para cozinhar e cozer ceramica, esses sobreiros foram desaparecendo para darem lugar aos pinheiros bravos.....Quando o trabalho da terra era feita com animais os lavradores raspavam a vegetação rasteira (o restolho) para fazer as camas dos animais, impedindo que os sobreiros crescessem.....hoje já aparecem muitos entre pinheiros e eucaliptos pois deixaram de fazer a limpeza das matas....e eles vão crescendo... em Ilhavo há centenas deles

Antonio Angeja


Visitas a este Blog