segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Ria de Aveiro - Biologia I

A dinâmica física, química e biológica na massa de água e nas suas interfaces (sedimentos, meios oceânicos, dulçaquicola e terrestre) condiciona todo o mundo lagunar/estuarino.
Devido a esta dinâmica constitui-se no seio da laguna e em seu redor uma peculiar diversidade de biótopos de grande importância do ponto de vista ecológico, albergando cada um deles diferentes comunidades de fauna e flora selvagens, e aos quais estão associados um conjunto de recursos naturais que desde há muito são explorados pelo Homem.
São assim de salientar os biótopos lagunares: coluna de água, leito e laguna, bancos interditais e salinas, sopais e caniçais e os biótopos terrestres associados à laguna: dunas litorais, dunas arborizadas e bosque ripícola e «bocage».


Coluna de Água

A água é o recurso natural mais abundante na Ria de Aveiro e condicionou de forma acentuada a actividade humana na laguna.
Na coluna de água habita um conjunto diversificado de seres: plantónicos (bactérias, algas e animais) e peixes.
Algumas das 64 espécies registadas na fauna piscícola, tais como a solha, o linguado, o robalo, a tainha e a enguia têm especial interesse comercial.

Leito da Laguna

O leito de uma laguna formada por areias e/ou sedimentos argilosos apresenta uma comunidade muito diversificada, constituída por bactérias, algas e plantas aquáticas (moliço) e organismos vivos sobre ou no interior do sedimento e servem de alimentaçao a muitos peixes predadores.

Bancos Interditais e Salinas

Os bancos interditais apresentam uma abundante fauna bentónica formada principalmente por moluscos (sobretudo bivalves), anelídeos, poliquetas e crustáceos.
As salinas representam um biótopo alternativo importante para as aves limícolas pois apresentam uma fauna bentónica semelhante e não estão sujeitas às variações da maré, mantendo uma reduzida altura de água.



Sopais e Caniçais

Os sopais e os caniçais são biótopos de elevada produtividade e têm importantes funções nas transferências energéticas dos estuários. Transferem quantidades importantes de matéria orgânica e energia, não só para as águas da laguna e, através dela, para a zona oceânica adjacente, como também para os agro-sistemas nas margens da ria.
Os sopais correspondem a formações vegetais especialmente adaptadas à salinidade das águas estuarinas e à submersão periódica durante a preia-mar.Os caniçais, com uma distribuição mais limitada às zonas periféricas da laguna para além de também proporcionarem alimento abundante nos vários níveis tróficos são particularmente importantes para as aves pois apresentam condições muito favoráveis de abrigo e nidificação de diversos aquáticos.

Sem comentários:


Visitas a este Blog