domingo, 25 de novembro de 2007

Ria de Aveiro - Biologia III

Sedimentos e Vida Aquática

O problema dos sedimentos na Ria de Aveiro prende-se essencialmente pela existência de contaminações de metais pesados, em determinadas zonas sujeita a descargas de fluentes. A concentração de Mercúrio na Ria é irregular, nuns locais é muito elevada e noutros quase inexistente. A média é de 0.72mg/Kg de mercúrio no sedimento seco. Além de Mercúrio pode encontrar-se ainda quantidades variáveis de Cádmio, Cobre e Zinco.
Realizaram-se várias experiências em seres aquáticos e chegou-se à conclusão que existem valores muito diversos de materiais pesados e organoclorados, como por exemplo Chumbo, Magnésio, Cobre, Ferro, Cádmio, Zinco, Níquel, PCB e DDT, nos referidos seres. O Chumbo e o PCB destacam-se por apresentarem valores superiores comparadamente com outros valores registados no resto do país.

Em resumo são factos de relevo da caracterização da qualidade da Ria de Aveiro os seguintes aspectos:

a)Poluição orgânica geral;

b)Poluição fecal;

c)Poluição química.

Estes posts sobre a parte da Biologia da nossa Ria de Aveiro foi instrumento de pesquisa vária, nomeadamente em: HENRIQUES, P. C. - Parques e Reservas Naturais de Portugal. Editorial Verbo, Lisboa 1994, entre outros folhetos diversos da área.
Foi aliciante esta pesquisa para me dar a conhecer outros aspectos da Ria e assim aqui poder partilhar algumas das informações.

1 comentário:

Anónimo disse...

Achei interessante a referencia ao chumbo na Ria de Aveiro, mas tive pena de não ler a razão da sua existencia em tal quantidade e do aumento das algas que sobrevivem com ele e a sua diminuição porque o chumbo que desce hoje o rio Vouga e Agueda é só da lavagem dos terrenos, enquanto antigamente era da laboração das minas do Braçal e de outras a céu aberto no Agueda.... Gostava de saber a origem da palavra AGUEDA pois julgo que tem a ver com a qualidade das águas do Rio..... O BARCO MOLICEIRO nasceu com o reinicio da laboração das minas no sec XIX e do abaixanento da Ria com a Barra Nova


Visitas a este Blog